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Retenção de talentos com pouco (ou zero) aumento de custos. É possível?

 

"As empresas bem sucedidas serão aquelas mais experientes em atrair, desenvolver ereter indivíduos com habilidades, perspectiva e experiência suficientes para conduzir um negócio global".

A retenção de talentos pode ser descrita como um conjunto de estratégias e práticas adotadas por uma empresa para atrair bons profissionais e mantê-los por mais tempo na organização. Inúmeros métodos são utilizados nessa busca incessante pela retenção de colaboradores talentosos na empresa. Entretanto, em um mercado cada vez mais instável, o termo retenção de talentos soa, para muitos gestores, como aumento de custos.

Em um país onde cada real de aumento de salário é igual a dois reais a mais de imposto, não é sempre viável aumentar a remuneração do colaborador. Com uma Justiça de Trabalho tão ultrapassada, comissões e prêmios também não são sempre a melhor opção por poderem gerar riscos para a empresa a longo prazo. Qual seria então uma maneira prática e viável de desenvolver sua equipe e atrair novos talentos sem causar grandes impactos no caixa?

O segredo está na sua sala de reunião.

É desnecessário e redundante comentar o quanto falar inglês é cada vez mais essencial no mercado de trabalho. As grandes oportunidades de crescimento de carreira e negócios estão mais presentes em empresas e organizações internacionais e globalizadas nas quais o inglês é a chave de entrada. Para crescer em praticamente qualquer ramo, é necessário dominar esse idioma.

Depois de quase 8 anos à frente do ensino de inglês, trabalhando e conhecendo inúmeras escolas e serviços, chego à seguinte conclusão: entre todas as ofertas e propostas no mercado, tanto online quanto presencial, o modelo de ensino com o maior custo-benefício é o ensino In Company.

Nesse formato de serviço, o professor vai até o seu local de trabalho, antes, durante ou depois o expediente para dar aulas de inglês para sua equipe. Dessa forma, não há necessidade de deslocamento pelo colaborador.

Quais os benefícios para a empresa?

A empresa oferece ao seu colaborador a oportunidade de estudar o idioma no próprio local de trabalho, dispondo apenas da estrutura que já possui. Entre as modalidades de contrato desse tipo de serviço, é importante destacar três opções interessantes:

  1. O serviço é custeado diretamente pelo colaborador e cabe à empresa apenas ceder o espaço de aula, viabilizando uma oportunidade de estudo sem grandes impactos no seu caixa.
  2. O serviço é custeado diretamente pela empresa e cabe ao colaborador atingir certos requisitos estipulados para continuar usufruindo do benefício (e.g. presença em aulas, nota mínima, etc).
  3. O serviço é custeado pelo colaborador em parceria com a empresa. Nessa proposta, a empresa pode estipular políticas de reembolso e premiações, de acordo com a produtividade do colaborador.

É importante ressaltar que, em todas as modalidades de serviço mencionadas acima, a empresa disponibiliza um novo benefício ao colaborador, mas evita riscos na justiça trabalhista, já que o curso não impacta, necessariamente, na remuneração do funcionário.

Com isso, é possível respondermos a pergunta inicial: retenção de talentos sem grandes impactos no caixa da empresa é possível, sim!

Qual o maior valor da sua empresa? Se sua resposta é “meu colaborador”, parabéns! Você está no caminho certo para reter talentos.